Televisão

Realidade Destruída

Agora mesmo existe toda uma geração, que nunca soube nada além do que veio de dentro desta caixa.
Esta caixa é o novo testamento, a revelação final.
Esta caixa pode criar ou destruir presidentes, papas, primeiros-ministros...
Esta caixa é a maior força deste mundo desgraçado...
E coitado de nós se ela um dia cair nas mãos erradas!
E quando a maior empresa do mundo dominar a melhor máquina de propaganda maldita, neste mundo desgraçado; quem sabe que merda será vista como verdade?!
Então ouçam-me! A televisão não é a verdade!
A televisão é uma merda de um parque de diversões!!!
Mas vocês estão aí sentados, dia após dia, noite após noite...
De todas as idades, credos e etnias... Nós somos tudo que vocês conhecem!!!
E vocês estão começando a acreditar nas ilusões que mostramos aqui!
Vocês estão começando a acreditar que este caixote é a verdade, e que suas vidas não são reais!
Vocês fazem tudo que esta caixa manda!!!

Pelo amor de Deus! Vocês são reais! Nós que somos a ilusão!!!

Trecho adaptado: (Network, 1976)

Um texto de 1976. E até hoje estamos na mesma situação, alienados por tudo que assistimos na famosa tv.

Antigamente as pessoas ficavam sabendo do que acontecia no mundo por meio de cartas, jornais ou rádio. Depois vieram os telejornais, documentários e consequentemente a internet. Hoje, responsável pela maior parte da difusão de notícias e conhecimento, a internet é a melhor ferramenta de comunicação.

Por ser tão fácil de assistir, sem precisar ser um gênio ou alguém entendido do assunto, a televisão é assistida por todos os cantos do mundo. Transmitindo notícias, curiosidades, documentários, meios educativos e os programas de entretenimento (ou seja, o "pão e circo" moderno), que são os mais comentados e com maior ibope.

Não conseguimos mais viver sem esses meios de comunicação e informação. Já fazem parte da sociedade e convívio humano. "Eu tenho 867 amigos no orkut e facebook", "Namoro com 3 meninas de São Paulo, Amazonas e Estados Unidos... todas pelas internet", "Meu nome real é Júlio dos Santos, mas sou mais conhecido como Cupcake Eater pelos meus amigos da internet, meus amigos verdadeiros"... são exemplos de situações que estão cada vez mais evidentes e sólidas atualmente.

Namoros virtuais, vizinhos que preferem se encontrar pela internet do que pessoalmente, filhos que trocam mais mensagens de carinho e afeição com seus pais pelo meio virtual do que dando um beijo, abraço e dizendo que os ama pessoalmente. Estamos com problemas...

O texto acima revela uma realidade preocupante, das pessoas alienarem-se com o que assistem na televisão e acreditarem mais "naquela" realidade do que na verdadeira, de carne e osso. O problema ficou pior, criamos personalidades mais reais do que nosso corpo, que têm mais a ver conosco do que nós mesmos, que têm mais amigos e pessoas que "se importam" do que nossos próprios amigos e parentes.

Não deixamos de abraçar a realidade, ler livros e revistas, de ficarmos antenados com o que acontece ao redor do mundo e conferir a veracidade das mesmas informações, mas estamos preferindo viver em uma sociedade trancada dentro de casa ou com os olhos no celular para twittar cada passo que damos.

Até ir para o "verde", conhecer novos países e lugares, ver a realidade com os próprios olhos, está sendo facilitado pelo Google Earth ou imagens e vídeos...

Internet e televisão são meios importantíssimos para a ciência, construção de informação e entretenimento, fizeram a sociedade evoluir muito mais rápido do que nos últimos séculos. São essenciais para o estudo e troca de informações, facilidades para a comunicação entre pessoas e órgãos pelo planeta e são descobridores de talentos...

Não deixemos os livros de lado, nossa personalidade ser englobada pela nossa criação falsa de nós mesmos; a visão, o cheiro, o gosto, os sons e os tatos serem somente virtuais... e sim reais, indo realmente viajar, explorar o mundo e suas maravilhas.

Sinto falta da época que tínhamos fotos em mãos e não somente em um pendrive.

(R13@5)

Um comentário :

F.Mendes disse...

A frase de 76 retrata uma realidade atual, e verdade. Hoje e ate pior, a internet aliena muita gente, tambem. So nao aliena mais no nosso pais porque Internet ainda e coisa de grandes centros urbanos, por aqui.
Vivemos uma geracao "googlelizada", rs.
O que podemos fazer? Na verdade, quanto a este aspecto, acredito que as pessoas devem liberar a si mesmas.

Compartilhar

Artigos Aleatórios